O Super-Herói Português
Aproveitando o facto de na RTP1 estar esta semana a transmitir o filme "Capitão Falcão" (em formato mini-série de 3 episódios) começamos este blog dedicando a primeira publicação ao cinema português e àquele que será porventura o melhor filme português de há muito tempo.
Sim, bem sei que estão a ser feitos aqueles remakes de clássicos como "O Leão da Estrela" e em breve "A Canção de Lisboa" (que são também eles bastante engraçados) mas nenhum deles alcança o que o super-herói lusitano alcança: o perfeito equilíbrio entre filme "sério" e parvidade.
Contando com o um elenco de luxo como Gonçalo Waddington (Capitão Falcão), Miguel Guilherme (General Gaivota), Rui Mendes (Prof. Peninha) e José Pinto (Salazar) o realizador consegue injectar uma boa dose de patriotismo no filme sem nunca perder a sátira bem feita. Directamente e sem medo de pôr o dedo na ferida, ao ponto de representar os Capitães de Abril como se fossem uns Power Rangers à moda da tuga.
A cena do Salazar a cozinhar um bolo-rei e a ouvir a música da Aldeia da Roupa Branca é divinal...
Ao elenco de luxo juntam-se alguns novos talentos dos quais saliento David Chan Cordeiro (Puto Perdiz), que também coordenou as cenas de luta no filme juntamente com Bruno Salgueiro (Capitão Rosa) que deverão conhecer do YouTube. As coreografias de luta são do melhor que já se viu em produção nacional e não fica atrás de muitos filmes americanos de orçamento médio.
A cena final depois dos créditos deixa-nos com água na boca em relação a uma sequela que esperamos não tardar em chegar. Portanto aproveitem a transmissão em canal aberto esta semana, se não puderem ver o canal TVCine 1 irá transmitir na íntegra o filme algures neste fim-de-semana que vem.
Abraços!
Comentários
Enviar um comentário