Adoro o cheiro a napalm pela manhã!
Antes de mais, dois pontos prévios:
1. Pedimos desculpa por sábado não ter havido texto.
2. Deixem-me só por aqui a tocar o best of de The Doors...
...
Marlon Brando. Martin Sheen. Robert Duvall. Harrison Ford.
Estes são apenas alguns dos nomes que compõem o elenco deste filme realizado por Francis Ford Coppola. "Apocalypse Now" estreou um 1979 (em Portugal estreou no início de 1980), um filme sobre a guerra do Vietname já no final da ressaca da guerra do Vietname, porque a guerra do Vietname foi um tema que dividiu a opinião pública americana*.
*sim, eu sei que disse "guerra do Vietname" três vezes na mesma frase.
A história gira em volta do coronel Walter Kurtz (Marlon Brando) e a missão do capitão Benjamin Willard (Martin Sheen) em encontrá-lo. É enviado para o Vietname, por intermédio do coronel Lucas (Harrison Ford) e onde dá de caras com o tenente Bill Kilgore (Robert Duvall).
Kilgore tem uma personalidade pouco normal dentro do exército, gosta de surf e quando ataca posições vietnamitas gosta de o fazer ao som de "Ride of the Valkyries" de Richard Strauss.
Willard continua depois a sua missão, sempre dizendo que é confidencial, e é posto num barco de patrulha com, entre outros, Tyrone Miller (Lawrence Fishburne) e Chief Phillips (Albert Hall) rio acima em busca do coronel.
Pelo caminho temos ainda direito a ver os personagens num USO Show com direito a meninas da Playboy.
Eventualmente chegam ao destino e Willard depara-se com um cenário completamente surreal. Kurtz tem, sob o seu domínio, uma mini-sociedade organizada dentro da selva vietnamita. O que acontece nesse local é...sabem que mais? Nem vos vou escrever isso!
Podia ficar aqui a escrever e a descrever o que acontece nesse último terço do filme mas a verdade é que é tão boa e tão bem pensada que acho que vos ia estar a roubar o rebuçado (e sim, eu sei que não costumo fazer isso...).
Claro que Kurtz, e é o único spoiler que vos vou dar sobre isso, acaba morto como era suposto dado toda a premissa do filme.
O filme é enorme. Mas também está dividido em três partes claramente distintas e é isso que o torna tão interessante. É um filme que nos dá outra forma de ver a guerra do Vietname, é um filme que até certo ponto nos faz pensar fora da caixa.
Tem também curiosidades engraçadas. Podemos ver o quão parecido é Charlie Sheen com o seu pai quando era jovem (Martin Sheen). A versatilidade de Marlon Brando, que muitos conhecerão do seu papel n'"O Padrinho". Um Harrison Ford entre "Star Wars: A New Hope" e "Star Wars: The Empire Strikes Back", com aqueles óculos hipster. E um Robert Duvall sem camisola e com chapéu de cowboy, que é algo que ninguém vai conseguir esquecer (e sempre que se lembrarem vão-se rir...).
O filme sofreu depois uma remasterização no final do século e ficou ligeiramente maior. Mas seja o original ou o redux (como ficou conhecido) é um filme obrigatório para todos os apreciadores de cinema. Até quarta!
Comentários
Enviar um comentário