Uma Injecção Directa de Adrenalina

Agora que já sabemos que Daniel Craig não vai regressar ao seu papel de James Bond na saga "007", o protagonista do filme de hoje é um dos nomes apontados ao papel.

Tom Hardy dá corpo a Max Rockatansky (feito famoso por Mel Gibson noutros filmes anteriores de "Mad Max" em 1979, 1981 e 1985). Num cenário pós-apocalíptico do nosso planeta rodeado num interminável deserto e praticamente vazio de vida, pequenas bolsas de sobreviventes sobrevivem (passo a redundância) sob as ordens de chefes tiranos. O filme apresenta-nos Immortan Joe (Hugh Keays-Byrne) como o vilão óbvio. O líder da Cidadela e onde apenas esporadicamente dá água, vinda das profundezas da Terra, aos seus "súbditos".

"Mad Max: Fury Road" (ou "Estrada da Fúria" em português) foi nomeado para diversos Óscares, vencendo em seis categorias. O próprio realizador George Miller foi nomeado para Óscar de Melhor Realizador (levado por Iñarritu). Junkie XL regressa também com outra banda sonora de cortar a respiração. Os efeitos de explosões foram praticamente todos feitos in loco e os carros (completamente loucos) foram construídos por uma equipa de mecânicos especializados propositadamente para as filmagens do filme, onde foram muitos deles imediatamente destruídos em explosões:
 
O efeito visual conseguido depois na edição é magnífico e deixa-nos colados ao ecrã. O filme tem também algumas cenas algo epilépticas devido ao corte de frames para dar-nos uma injecção de adrenalina em algumas cenas de acção. Miller faz questão de nos avisar bem cedo no filme quando logo no início, onde durante uma perseguição a Max o salto de frames é particularmente evidente.

Faço uma menção honrosa ao Doof Warrior (protagonizado pelo músico australiano iOTA), um guitarrista cego que vai pendurado num camião cheio de amplificadores e que tem um lança-chamas embutido na guitarra.

Charlize Theron dá corpo à carismática Imperator Furiosa, general de Immortan Joe e responsável pelo War Rig (um camião apetrechado de armas e de protecção anti-quase tudo). Furiosa é o principal catalisador da história ao esconder as noivas de Joe dentro do camião e tentar levá-las para um sítio seguro, o Lugar Verde. Dá-se então uma perseguição de cortar a respiração com uma mega tempestade de areia pelo meio, Max vai pendurado no carro de Nux (Nicholas Hoult) e o seu irmão Slit (Josh Helman) como um "saco de sangue" (dado o facto de Max ser um dador universal). Max eventualmente junta-se a Furiosa e às noivas, enquanto Joe e os seus rapazinhos de guerra as perseguem. A devoção de Nux a Joe eventualmente faz com que este tente saltar para o camião com  a intenção de o parar.

"Put a bullet in her skull. Stop the rig. Return my treasures to me and I myself will carry you to the gates of Valhalla!"

 Nux acaba, no entanto, por falhar e desapontar Joe que o chama de medíocre. Triste e derrotado, Nux refugia-se na traseira do camião onde é encontrado por Capable (Riley Keough), uma noiva entre as foragidas. Nux acaba por se juntar a Max, Furiosa e às noivas, depois de os ajudar a tirar o camião de uma poça de lama, por se estar a apaixonar por Capable.

A segunda parte do filme é uma guerra contra as forças de Joe. Max e Furiosa descobrem que o Lugar Verde já não existe e decidem voltar para a Cidadela, numa tentativa de destronar Joe.

Em termos de história o filme não é propriamente sumarento, tem uma história básica e um guião competente para isso...mas ao mesmo tempo o filme nunca foi projectado como um filme rico em história e moral. Foi anunciado como um filme de acção e adrenalina, nada mais. E não desaponta! George Miller consegue colar-nos ao ecrã e enfiar o nosso rabo contra o assento como poucos filmes hoje em dia fazem...

Comentários

Mensagens populares